10 de jun. de 2012

Fotografia: foco e desfoco


Sabe quando você faz “zilhões” de cursos voltados para uma atividade e ainda assim os seus processos parecem menos satisfatórios (para você) do que os trabalhos de um desconhecido?

Gosto de fotografar.  Já ensinei fotografia no projeto “Mais Educação” em uma escola pública. Dou dicas a amigos e pretendo formar (novamente) um grupo de estudos de fotografia, voltado para aulas de campo do curso de Geografia da UFPB.

Enfim, deixando de enrolar, vamos ao que interessa.

Essa semana estive vendo algumas fotos com desfoque. Particularmente, gosto muito de desfocar assuntos em primeiro ou em segundo plano, mas, apesar de saber da importância da abertura do diafragma, onde quanto mais aberto ele estiver, menos fundo eu terei , ou, menos profundidade de campo..., eu nunca tinha atentado para a relação entre o valor da abertura e o desfoque em planos mais fechados.

A composição de uma foto é basicamente a combinação entre os assuntos (objeto motivador da fotografia) e a luz que será capturada pelo sensor/filme das câmeras (sensor em câmeras digitais, filme em câmeras analógicas). A quantidade de luz que o sensor/filme irá captar se dá pela combinação do valor do ISO (ASA), da abertura do diafragma (que é dado pelo valor “f”), da velocidade do obturador (a quantidade de segundos ou frações de segundos em que ele irá disparar) e outros recursos menos estudados. Na fotografia, quanto mais tempo o diafragma ficar aberto (f2, f3, f4...f12...) e quanto maior o valor do obturador (2’’, ½, 1/30...) mais luz vai ser captada. Se você estiver num ambiente muito iluminado, exposto à luz do sol, por exemplo, valores muito elevados vão transformar sua foto num borrão branco.

Desenho do diafrágma:

Diafrágma na câmera:

Fotos: Dicas de Fotografia.com.br

Bem, essas coisas não interessam a vocês neste momento. Eu quero chegar é na seguinte questão: se sua câmera possui recurso de foco manual, para fazer fotos com desfoque, utilize sempre a maior abertura (f2 ou próximo). Se sua câmera não possui essa opção, experimente colocá-la no manual e tentar fuçar até encontrar os valores que têm “f” na frente e tente fotografar um assunto em detrimento de outro. Na dúvida, aperte o botão macro ou super macro (para fotos de até 1cm de proximidade) e veja no que dá.

Para ver exemplos de foco e desfoco, clique em:

Flickr/ghemartins - foco

Comente AQUI este texto!

Um comentário:

Flávio disse...

É muito legal quando se aprende isso porque é simples de fazer e o resultado é ótimo. Um desfoque bem aplicado valoriza o assunto e pode fazer a diferença entre uma boa foto e uma grande foto. Outros fatores que influenciam pra se conseguir maior desfoque são a distância entre a lente e o assunto em foco e a distância entre o fundo e o assunto em foco.
Quanto menor a distância entre a lente e o assunto em foco maior será o desfoque. Quanto maior a distância entre o fundo e o assunto em foco maior será o desfoque também.
Além disso o desfoque atrás do assunto em foco aumenta em uma proporção maior do que à frente. :)